Melissa Officinalis

Erva Cidreira: As diferentes plantas

Erva cidreira. capim cidreira, capim santo, melissa, e por ai vai. Muitas pessoas tomam diferentes chás, de diferentes plantas, mas todas falam que estão tomando um delicioso chá de erva cidreira. O que acontece é que as plantas possuem muitos nomes regionais, muitas vezes esses nomes e conhecimentos vem de gerações e gerações, e não necessariamente estão de acordo com os nomes científicos, etc.

Após uma pequena pesquisa, eu descobri que existem pelo menos três tipos de plantas sem nenhum parentesco, porém ambas compartilham o mesmo nome popular:

Melissa (Melissa officinalis)

erva cidreira - Melissa Officinalis

A melissa officinalis é nativa da Europa meridional e faz parte da família Lamiaceae, assim como o hortelã. Além do nome Melissa, ela também é conhecida como cidreira, cidreira verdadeira, erva cidreira, etc.

Abaixo você pode conferir um excelente vídeo mostrando como podemos plantar a melissa:

Preparo do chá de melissa

Leve ao fogo uma chaleira com 200 ml de água e deixe ferver. Acrescente em torno de 10 folhas secas de melissa, tampe, e deixe agir por 10 ou 15 minutos. Quando estiver em temperatura ideal para ser consumido, coe, acrescente a quantidade de açúcar que lhe agrada e, caso deseje, pode pingar no chá de melissa ainda quente algumas gotas de limão. Caso queira fazer a quantia para mais pessoas, acrescente mais 200 ml e 5 folhas de melissa. (Fonte: chabeneficios)

Erva cidreira brasileira (Lippia alba)

erva cidreira - Lippia alba

A Lippia alba é da família Verbenaceae e está presente em toda a américa latina. Alguns dos nomes que ela é conhecida são: Erva cidreira de arbusto, Erva cidreira do campo, Falsa erva cidreira, Falsa melissa, Erva cidreira brava, Cidrilha.

Como cultivar

Em estado selvagem é encontrada em solos arenosos margeando cursos d’ água e no litoral.
Os ramos da erva cidreira enraízam naturalmente ao tocar no solo, sendo facilmente utilizados para propagação vegetativa, mostrando seu caráter invasor.
Propagação por sementes e por estacas de ramos em qualquer época do ano.
A cultura não é exigente em fertilidade do solo, mas desenvolve melhor em solos com bom teor de matéria orgânica e alguma umidade. (Fonte: fazfacil)

Capim-limão (Cymbopogon citratus)

erva cidreira - capim limao

Finalmente chegamos no Capim Limão, que vem da família Poaceae, ele é nativo das regiões tropicais da Ásia. O capim limão também é conhecido como erva príncipe, capim santo, capim cidreira, etc.

Como cultivar

Na horta caseira devemos plantar a muda do capim limão em local bem ensolarado, com a cova de plantio preparada com adubo animal de curral bem decomposto, cerca de 1 kg/cova, misturado com a terra de o canteiro.
Se o solo for muito argiloso, acrescentar composto vegetal(link) de folhas e areia em partes iguais.
Regar bem nos próximos dias para garantir que a muda sobreviva.
Depois poderá espaçar a rega para as feitas normalmente no jardim. (Fonte: fazfacil)

Preparo do chá de capim limão

Adicione em um litro de água fervendo, 5 colheres de sopa da planta seca ou 20 folhas frescas cortadas em pedacinhos. Abafe por 20 minutos e coe. (Fonte: vix)

Bom, por hoje é isso. Espero que tenham gostado das informações.

Algumas fontes e referências

Comentários

comments

Deixe uma resposta