permacultura

Permacultura, a arte de preservar

permacultura

A permacultura, que nasceu das palavras agricultura permanente, nada mais é do que um conjunto de ações envolvendo todos os tipos de tecnologias e áreas de estudos para preservarmos o nosso planeta. Nós viemos de uma cultura de produção em massa, consumismo desenfreado e com o pensamento que os nossos recursos são ilimitados. Infelizmente isso não é verdade, atualmente nós consumimos muito mais do que é possível repor, o que provavelmente nos levará a um grande problema futuramente.

Pessoalmente, eu não vejo a permacultura como algo pertencente a uma visão política ou econômica específica, mas sim como uma linha de pensamento em que tentamos manter o ambiente em que nós vivemos. Um

exemplo simples é: se você passa a gastar mais do que você recebe todos os meses, uma hora a sua conta entrará em colapso, ficará cada vez mais difícil recuperar-se das dívidas, etc. Isso é o que acontece hoje no mundo! Nós produzimos lixo demais, consumimos recursos naturais demais, poluímos demais e em uma velocidade que a natureza não consegue se recompor.

História da Permacultura

A permacultura foi proposta por Bill Mollison e David Holmgren nas décadas de 60/70. Bill e David começaram a desenvolver ideias sobre uma forma de agricultura estável lá na Tasmânia, Austrália, pois ambos acreditavam que a agricultura em escala industrial, que estava em forte expansão na época, não era sustentável.

Permacultura - Bill Mollison

Bill Mollison em 2008, por Nicolás Boullosa

Com o passar do tempo, Bill e David tornaram a ideia da agricultura permanente mais abrangente, com o pensamento em habitats sustentáveis para nós, seres humanos.

Permacultura - Bill Mollison e David Holmgren em Sydney, 2008. Por Russ Grayson.

Permacultura – Bill Mollison e David Holmgren em Sydney, 2008. Por Russ Grayson.

Princípios Fundamentais

Os princípios fundamentais da permacultura são:

  •   Cuidar da terra
  •   Cuidar das pessoas
  •   Compartilhar os excedentes

princípios da permacultura

Como descrito por Leticia dos Santos e Marcelo Venturi:

Os permacultores trabalham o viver através dos seus princípios que são uma aplicação prática da ecologia. Todo permacultor tem função de criar solo e armazenar água: que são a base da vida como conhecemos

Para conhecer mais

Referências

Comentários

comments

Deixe uma resposta