Arruda

Arruda, da medicina ao misticismo

A arruda é conhecida por suas propriedades gastronômicas, medicinais e exotéricas. Para quem não conhece, trata-se da Ruta Graveolens e faz parte da família das Rutáceas. Trata-se de uma planta perene, ou seja, uma planta que tende a viver bastante . Facilmente identificada pelo seu cheiro bem característico, ela é uma planta bem ramificada e pode ultrapassar facilmente 1 metro de altura.

Nomes populares

  • arruda-fedida
  • arruda-doméstica
  • arruda-dos-jardins
  • ruta-de-cheiro-forte

Chá de Arruda

chá de arruda

O chá é conhecido por suas qualidades analgésicas, anti inflamatória, etc., porém é importante enfatizar que é sempre importante procurar a ajuda de médicos e especialistas quando for utilizá-la para fins medicinais. A preparação do chá tradicional é bem simples, e não foge muito da regra. A receita é a seguinte:

Ingredientes

  • Folhas de arruda
  • Água fervida

Preparo

Colocar a água fervida nas folhas dentro do recipiente que será utilizado, podendo ser um bule, uma xícara, etc. Aguardar por cerca de 10 minutos e consumir após a temperatura ficar agradável para o paladar.

Como plantar arruda

A arruda pode ser plantada utilizando as sementes colhidas e/ou compradas, por estaquia ou por divisão de plantas adultas.

Plantar utilizando sementes

Caso você já tenha algumas sementes, ou prefira começar deste jeito, ela deverá ser plantada a uma profundidade de 0,5 cm do solo, podendo ser tanto no local definitivo quanto em uma sementeira. Caso a escolha tenha sido pela sementeira, ela poderá ser transplantada assim que atingir cerca de 10 centímetros de altura.

Plantar por estaquia

Caso você já tenha uma arruda e queira realizar a propagação da mesma, basta escolher um ramo forte e saudável, enterrando-o parcialmente na terra. Desta maneira, o ramo criará raízes, formando assim uma nova planta.

Plantar por divisão de plantas adultas

E por último, caso você opte por realizar a propagação de uma planta já adulta, você poderá realizar a divisão desta planta. Como trata-se de uma planta que realiza o enraizamento de maneira fácil, você poderá separar alguns ramos de uma planta adulta e fazer o mesmo procedimento da estaquia.

Informações arruda

Crédito da imagem: Fernando Freitas

Como vocês podem ver, a arruda é uma planta de plantio bem simples e fácil, sendo esta mais uma das inúmeras características agradáveis desta linda planta!

Superstições, misticismo, etc.

Trata-se de uma planta muito utilizada para benzimentos e limpeza espiritual, evitar mal olhado, entre outras coisas. Não cabe a mim julgar as crenças e utilizações  para estes fins, porém, caso você queira conhecer um pouco mais sobre o tema, é bem fácil achar conteúdo sobre o assunto no youtube. Segue abaixo alguns vídeos:

Comentários

comments

Um comentário sobre “Arruda, da medicina ao misticismo

Deixe uma resposta