Jardinagem de guerrilha

Jardinagem de Guerrilha, a revolução das flores

Jardinagem de guerrilha, ou Guerrilla Gardening é o ato de plantar sementes, criar jardins, árvores em locais que você não possui permissão para realizar o plantio. Esta atitude pode parecer um tanto invasiva, mas este movimento surgiu com a ideia de criar jardins em locais abandonados ou que não recebem o devido cuidado de seus proprietários. Quem aqui nunca viu um lugar completamente abandonado pela prefeitura/estado que ficaria muito mais bonito cheio de plantas, árvores, ervas, etc?

 

Jardinagem de guerrilha: alguns exemplos

People’s Park (Parque do povo) – Berkeley, California

 

O que hoje é um lugar amigável e pacífico, já foi palco de ativismo, lutas e até morte. Na década de 60, a Universidade da Califórnia adquiriu através de desapropriação um terreno em suas proximidades. Foi realizada a demolição das casas que estavam no terreno, etc. Porém a universidade não angariou fundos para criar algum tipo de projeto no terreno, deixando-o abandonado.

 

Jardinagem de guerrilha - Peoples Park (Parque do Povo) Berkeley, California

Parque do Povo hoje. Por Minesweeper – Minesweeper

 

A comunidade começou então a criar jardins, realizar plantios nesta área até então abandonada pela universidade. O problema foi que isso gerou uma grande confusão envolvendo a própria comunidade, a universidade, a polícia e até o então governador Ronald Reagan. Houve protestos, muita gente ferida, incluindo uma pessoa morta durante as manifestações.

 

Jardinagem de Guerrilha - Monumento não oficial de 25 anos do parque do povo

Monumento não oficial de 25 anos do parque do povo. Fonte: Joe Mabel

Dia Internacional da Jardinagem de Guerrilha de Girassóis

 

Comemorado em todo dia primeiro de maio, o Dia Internacional da Jardinagem de Guerrilha de Girassóis é um evento internacional onde vários jardineiros de guerrilha plantam girassóis em suas vizinhanças.

 

Jardinagem de Guerrilha - Dia Internacional da Jardinagem de Guerrilha de Girassóis

Dia Internacional da Jardinagem de Guerrilha de Girassóis em Londres. Fonte: Richard Reynolds

 

Trata-se de um evento idealizado pelo grupo localizado em Bruxelas, Bélgica denominado The Brussels Farmers desde 2007, quando eles nomearam o evento como Journée Internationale de la Guérilla Tournesol. Este evento vem ganhando força ao longo do tempo em diversos países, e pode ser comemorado por você também! 😉

 

Videos e documentários sobre Jardinagem de Guerrilha

TED Talks – Ron Finley: A guerilla gardener in South Central LA (Em inglês com legendas em português)

 

 

GGTV Guerrilla gardening in New York. An “Eco tipping point”. (Em inglês)

 

 

Radical Nature Episode #2 – Guerrilla Gardening with Richard Reynolds (Em inglês)

 

 

Gostou da ideia? Quer fazer algo para melhorar a sua cidade, sua vizinhança? Inspire-se com projetos como o da Cláudia Muller:

Plantando por aí, uma ideia que vale a pena

Comentários

comments

Deixe uma resposta