Jardinagem de Guerrilha, a revolução das flores

Jardinagem de guerrilha, ou Guerrilla Gardening é o ato de plantar sementes, criar jardins, árvores em locais que você não possui permissão para realizar o plantio. Esta atitude pode parecer um tanto invasiva, mas este movimento surgiu com a ideia de criar jardins em locais abandonados ou que não recebem o devido cuidado de seus proprietários. Quem aqui nunca viu um lugar completamente abandonado pela prefeitura/estado que ficaria muito mais bonito cheio de plantas, árvores, ervas, etc?

Jardinagem de Guerrilha - Guerrilla Garden

Jardinagem de guerrilha: alguns exemplos

People’s Park (Parque do povo) – Berkeley, California

 

O que hoje é um lugar amigável e pacífico, já foi palco de ativismo, lutas e até morte. Na década de 60, a Universidade da Califórnia adquiriu através de desapropriação um terreno em suas proximidades. Foi realizada a demolição das casas que estavam no terreno, etc. Porém a universidade não angariou fundos para criar algum tipo de projeto no terreno, deixando-o abandonado.

People's-Park

A comunidade começou então a criar jardins, realizar plantios nesta área até então abandonada pela universidade. O problema foi que isso gerou uma grande confusão envolvendo a própria comunidade, a universidade, a polícia e até o então governador Ronald Reagan. Houve protestos, muita gente ferida, incluindo uma pessoa morta durante as manifestações.

Dia Internacional da Jardinagem de Guerrilha de Girassóis

 

Comemorado em todo dia primeiro de maio, o Dia Internacional da Jardinagem de Guerrilha de Girassóis é um evento internacional onde vários jardineiros de guerrilha plantam girassóis em suas vizinhanças.

International Sunflower Guerrilla Gardening Day London

Trata-se de um evento idealizado pelo grupo localizado em Bruxelas, Bélgica denominado The Brussels Farmers desde 2007, quando eles nomearam o evento como Journée Internationale de la Guérilla Tournesol. Este evento vem ganhando força ao longo do tempo em diversos países, e pode ser comemorado por você também! 😉

Videos e documentários sobre Jardinagem de Guerrilha

TED Talks – Ron Finley: A guerilla gardener in South Central LA (Em inglês com legendas em português)

GGTV Guerrilla gardening in New York. An “Eco tipping point”. (Em inglês)

Radical Nature Episode #2 – Guerrilla Gardening with Richard Reynolds

Gostou da ideia? Quer fazer algo para melhorar a sua cidade, sua vizinhança? Inspire-se com projetos como o da Cláudia Muller:

Plantando por aí, uma ideia que vale a pena

Leave a Reply